Frente de Assistência à Criança Carente
Rua Carvalho Júnior, 793 Pio XII - Fortaleza/CE
Fone/Fax (85): 3257-5642
E-mail: facc4042@veloxmail.com.br/facc.4042@hotmail.com


quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Esporte é cultura e educação na FACC

Dentre as diversas atividades que as crianças assistidas pela Frente de Assistência a Criança Carente (FACC) desenvolvem, o esporte é ponto fundamental. O Judô, arte marcial que é ministrado pelo professor Maicon Barbosa as segundas e quarta-feiras nos turnos manhã e tarde, com duração de 1.20h cada aula, recebe destaque especial.
"O judô acalma educa e forma cidadãos mais responsáveis" afirma o professor, que espera a médio prazo colocar alunos da FACC em competições estaduais , visto que apesar do curto período em que se encontra a frente desta atividade, já deu para reconhecer prósperos talentos dentro da sua turma.
Vale salientar que na FACC as crianças também praticam o jiuji-tsu e o Karatê, como salutar forma de educar.


Ronaldo Déber

Música, um sonho acordado


Dentro desse grandioso projeto extracurricular oferecido aos jovens carentes de Fortaleza, notadamente nos bairros do Lagamar, Pio XII e São João do Tauápe, a Frente de Assistência à Criança Carente, disponibiliza entre tantos outros cursos profissionalizantes o curso de música para crianças na faixa-etária de 7 a 16 anos, que muitas vezes se encontram na arte de aprender o fascinante mundo da música.
As aulas acontecem em dois dias da semana: segunda-feira e quarta-feira, nos turnos da manhã e tarde. São ministradas por dois professores: Deyves de Moraes e Brenner Marques, que revezam seus horários proporcionando um entrosamento maior com os alunos.
Num total de quinze alunos por turma, o curso de música é um dos mais requisitados da entidade, que vê nessas crianças e jovens um esforço grande de aprendizado. Isso traz como conseqüência um bom índice de aproveitamento do aluno na tentativa de abrir novos horizontes não só para ele quanto aluno, mas para toda sua família que ganha com esse ensinamento profissional.
Mais que uma profissão isso poderá representar uma mudança de vida, pois aprender a tocar flauta doce, violão e percussão são instrumentos encantadores para essas pessoas.
Um momento que ficou bastante evidenciado da grandeza do aprendizado, foi quando da nossa visita, fomos agraciados por uma apresentação de três alunos tocando violões. Uma prova conteste de que esses alunos acalentam um sonho de um dia poderem brilhar em outros palcos e para uma platéia bem mais numerosa.
Esse é apenas um dos trabalhos desenvolvidos na Frente de Assistência à Criança Carente, que contou com o apoio do Governo do Estado através da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará – SECULT, que de forma de comodato cede parte dos instrumentos de percussão.
Por Toni Mota

Proposta pedagógica dá sustentabilidade ás crianças da FACC


Para atingir seus objetivos a Frente de Assistência à Criança Carente FACC, a professora e pedagoga Luzivania Garcia está revolucionando a fórmula de ensino com as crianças dos bairros Pio XII, São João do Tatuapé e Lagamar, que vai do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, ensinando as crianças a se tornar independente na hora de fazer suas tarefas. Luzivania tem um jeito muito especial de repassar as instruções, ela explica como resolver suas tarefas de forma com que as crianças se sintam útil para com os outros colegas.

Para atingir seus objetivos a instituição também desenvolve um projeto educativo (jogo) que conta com a participação das próprias crianças, que permite com que elas expressem sua história de vida por intermédio de telas previamente pintadas que representam seus espaços cotidianos (família, escola, rua,comunidade etc).

O jogo é um recurso interativo que facilita a compreensão das crianças e dos adolescentes, partindo de suas situações de vida, reconhecendo suas competências e potencialidades, favorecendo a construção de estratégias que permitam o desenvolvimento de sua autonomia e novas inserções sociais.

Por Afonso Júnior